top of page

Que tal um pouco de música? My Chemical Romance

  • Giovana Sampaio
  • 19 de mar. de 2016
  • 5 min de leitura

Eles usam roupas escuras, têm ar sombrio e um nome romântico. Parece esquisito, mas não é. Estamos falando do My Chemical Romance (apelidado de MCR), grupo americano que conquistou fãs no mundo inteiro com esse jeitinho diferente de ser.

Tudo começou em New Jersey, Estados Unidos, no ano 2000, quando o vocalista Gerard Way e o baterista Matt Pelissier (que já saiu do grupo e foi substituído por Bob Bryar) decidiram compor umas músicas, assim como quem não quer nada. Depois, chamaram o guitarrista Ray Toro. Para deixar a banda mais completa, entraram Mikey Way (irmão de Gerard), no baixo, e Frank Iero, na guitarra. Pronto! Esse era o primeiro passo para uma história de sucesso.

Dois anos depois da formação do grupo, o MCR lançou seu álbum de estréia, I Brought you my Bullets, you Brought me your Love. O negócio deu tão certo que os caras foram convidados para muitos shows e, em 2004, lançaram o CD Three Cheers for Sweet Revenge, que tocou no mundo todo, principalmente os hits Helena, I'm not Okay (I Promise) e The Ghost of You. Este disco rendeu à banda o Disco de Platina.

Muito se discute sobre o estilo dos caras, mas ninguém consegue chegar a uma definição precisa. Alguns falam que é pop-rock alternativo, outros chamam de emo-punk, posthardcore, mas o título que se dá não importa. O que vale é que os caras mandam bem e a gente adora. Já o nome da banda veio de um livro de Irvine Welsh, chamado Ecstasy: Three Tales of Chemical Romance. E o que falar do visual e das letras das músicas, meio sombrias? Os rapazes já disseram em entrevistas que se inspiram, entre outras coisas, em filmes de terror. Ui!

Os integrantes são oriundos de Belleville e Kearny, Nova Jérsei. O nome da banda foi ideia do baixista Mikey Way, que retirou-o do livro "Ecstasy: Three Tales of Chemical Romance" de Irvine Welsh. Foram eleitos pela Revista Kerrang! a 5° banda mais influente dos últimos 30 anos. Em 2008 o Blog do Portal MTV declarou que a banda possuia um dos maiores cachês para apresentações ao vivo, cobrando um mínimo de 150 mil dólares por show.

A banda foi formada pelo vocalista Gerard Way e pelo ex-baterista Matt Pelissier. A primeira canção escrita é Skylines and Turnstiles, escrita por Gerard, na qual ele fala sobre seus sentimentos sobre os Ataques terroristas de 11 de Setembro. Pouco tempo depois, Ray Toro, Mikey Way (irmão de Gerard) e Frank Iero se juntaram ao grupo.

Desde o começo, My Chemical Romance é caracterizado por uma estética escura e por letras que falam de morte, amor e problemas de relacionamento. Gravaram seu primeiro álbum em 2002, I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love, pela Eyeball Records. Após o lançamento do CD eles iniciaram turnês com bandas como The Used, Thrice e Taking Back Sunday.Apesar de muitos nao saberem,o visual usado pela banda neste album foi inspirado nas roupas da gangue de delinquentes liderada por Alexander Dellarge no filme Laranja Mecânica dirigido por Stanley Kubrick. Nos primeiros anos da banda abriram varios show de bandas como Green Day, Mindless Self Indulgence e The Used.

My Chemical Romance assinou um contrato com a gravadora Reprise Records em 2003 e começou a trabalhar em seu segundo álbum, Three Cheers for Sweet Revenge, lançado em 2004, e que rendeu ao grupo um disco de platina um ano depois( venda de mais de 2 milhões de copias). É considerado um álbum conceptual, uma continuação de uma das músicas do primeiro álbum da banda, Demolition Lovers, que conta a história de um casal fora-da-lei morto em um tiroteio. Ele acaba no Purgatório, e o único meio de chegar até ela é voltar a Terra e matar mil homens maus. Do álbum resultaram três singles, I'm Not Okay (I Promise), Helena e The Ghost of You.

Desde o lançamento, eles mostraram a importância do Vans Warped Tour, foram destaque do primeiro Taste of Chaos Tour e também abriram a apresentação de Green Dayna turnê American Idiot. Em 2005 foram destaque do Vans Warped Tour 2005, e também de sua primeira turnê com o Alkaline Trio. My Chemical Romance e The Usedtrabalharam juntos em um cover de "Under Pressure", que foi lançada em impressões posteriores do álbum In Love and Death, do The Used. A canção foi gravada para um álbum que tinha como objetivo arrecadar fundos para ajudar as vítimas do Tsunami de 2004.

Em 21 de Março 2006 a banda lançou o DVD Life on the Murder Scene, que inclui dois volumes sobre a história da banda e um álbum ao vivo. A obra foi adiada duas vezes, primeiro surgiram rumores de que seria lançado em 8 de Novembro de 2005 e foi adiado para 7 de Fevereiro de 2006, mas foi adiado novamente para a data em vigor atualmente. Ele contém aproximadamente 4h30min de informações sobre a banda, making offs, videoclipes e apresentações ao vivo, além de entrevistas com pessoas que tiveram contato com a banda, incluindo produtores, cantores de outras bandas e amigos, entre outros.

A banda também esteve trabalhando em seu terceiro álbum, intitulado The Black Parade, que foi lançado dia 24 de Outubro de2006. A banda começou a gravar o álbum em 10 de Abril do mesmo ano, com Rob Cavallo (que produziu todos os álbuns da bandaGreen Day desde Dookie com exceção de Warning).[1] The Black Parade conta a história de um homem à beira da morte no hospital, morrendo de cancro (câncer) e recordando a sua vida, iniciando pela época em que era criança, quando o pai o levou em um desfile negro, mas dizem outras fontes também que foi ideia de Gerard que a morte ou ceifeiro da morte nos vinha buscar num desfile negro. O título seria também o alter-ego dos integrantes da banda.

Em fevereiro de 2012, os membros do My Chemical Romance revelaram que estavam construindo um estúdio em Los Angeles para gravar o quinto álbum. A banda estaria trabalhando com o engenheiro Doug McKean, que já trabalhou com o My Chemical Romance no The Black Parade e Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys. Em 14 de setembro de 2012, Frank Iero anunciou através do site oficial da banda um novo projeto intitulado Conventional Weapons. O CW trás 10 músicas inéditas que foram gravadas em 2009 (ainda com Bob Bryar), e é um EP que representa o álbum que foi desfeito antes do Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys. É composto pelas músicas que não foram encaixadas no CD. Serão lançadas duas músicas por mês, durante cinco meses, começando em outubro.

Com o lançamento do CW, uma HQ de Killjoys produzida por Gerard e alguns shows de Iero com a Leathermouth, supõe-se que o MCR5 (como Gerard afirmou ser o nome provisório numa entrevista) só irá ser lançado no segundo semestre, pois antes disso deve haver uma divulgação do álbum, mudanças no site oficial com algumas "pistas" e os singles.

O FIM

No dia 22 de março de 2013 foi anunciado o fim da banda através de uma publicação no site oficial, onde dizia:

"Estar nesta banda nos últimos 12 anos tem sido uma verdadeira benção. Pudemos ir a lugares que nunca pensaríamos ir. Nós fomos capazes de ver e experimentar coisas que nunca imaginávamos ser possíveis. Nós temos compartilhado o palco com pessoas que nós admiramos, pessoas que respeitamos, e acima de tudo, os nossos amigos. E agora, tal como todas as coisas grandes, chegou o tempo para acabar. Muito obrigado pelo apoio e por serem parte da aventura.

My Chemical Romance"

No dia 29 de novembro de 2013, via twitter, Gerard Way anunciou a finalização de um trabalho, que havia previamente postado, também via twitter, que estava trabalhando em algo especial. A capa do álbum May Death Never Stop You justifica o misterioso trabalho do vocalista da extinta My Chemical Romance. O álbum, lançado em março, conta com uma coletânea de sucessos de todos os álbuns previamente lançados. A gravação foi confirmada pelo próprio Gerard à Warner Bros. Foi um álbum para lembrar todos os sucessos da banda, foram anos incríveis que com certeza ficará na memoria de muitos fãs. Um dia se espera que voltem a formar novamente o MCR.


 
 
 

Comments


Posts importantes
Posts Recentes
Procurar por tags
siga-me
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
  • RSS Clean

© 2023 by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page